sábado, 15 de fevereiro de 2014

Ensaios "O Outro"

"O Outro" é um trabalho de foto performance, onde dentro de uma sociedade eu me disponho como um corpo estranho. Pensando nas questões de memória cultural, sobre costumes e comportamentos, desenvolvidos durante um longo percurso histórico, a interferência de um corpo com outras características culturais pode criar barreiras quando ultrapassa os limites da identidade cultural. Mesmo quando se trata da ausência da identidade, a reação é iminente e expressiva, quando o outro invade o cotidiano. ~









Este trabalho foi realizado na feira de Cachoeira (BA), nessa última sexta, com a cooperação de Ary Rosa, Flávia Pedroso e Glenda Nicácio. Foi feita uma espécie de máscara de gesso que cobria toda a extensão da cabeça e pescoço. O estranhamento das pessoas foi grande: "Ele tá machucado?", "Tá conseguindo respirar?", "Olha a múmia vendendo carne!".
O sentido da visão é completamente desligado, apurando todos os outros sentidos. Podia sentir quando estava no sol ou na sombra, ouvindo as músicas e os comentários, e principalmente sentindo o cheiro por onde passava, de roupas e perfumes, de frutas e legumes, e de carne, tendo o sentido do olfato como guia da minha percepção de espaço. Um exercício de desapego e introspecção me fortaleceram durante o percurso.
A sensação de alívio da minha parte e estranhamento e curiosidade dos transeuntes ao retirar a máscara, causa grande impacto das duas partes. Cria-se aqui uma relação com o cotidiano das pessoas que participaram passivamente dessa ação. Elas vão levar algo de diferente pra casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário